menu

Image Map

Escolha um idioma

26 fevereiro 2013

O Livro de Hoje é: Capitães da Areia



Título Original: Capitães da Areia
Autora: Jorge Amado 
ISBN: 85-01-00530-5 
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 296
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 



Capitães da Areia é um romance de Jorge Amado que foi escrito em 1937, e que de fato, representa histórias de muitos garotos até hoje. 
O livro conta a história de meninos de nove à dezesseis anos de idade que habitam um velho trapiche em ruínas no cais do porto em Salvador. E para que possam sobreviver, os Capitães realizam assaltos por toda cidade.
 "Sob a lua, num velho trapiche abandonado, as crianças dormem."

No decorrer do livro somos apresentados aos personagens, cada um com suas peculiaridades iniguala-veis, cada um com seu 'dom' de ser quem é, um a um, de jeitos diferentes ajudando uns aos outros; Um deles é Pedro Bala, menino de quinze anos chefe do grupo, responsável pela segurança dos outros companheiros de ruínas e o planejador dos assaltos. "Nunca soube de sua mãe, seu pai morrera de um balaço. Ele ficou sozinho e empregou anos em conhecer a cidade. Hoje sabe todas as ruas e de todos os seus becos (...)" ; 

O professor, João José, amante da leitura contava diversas histórias ou apenas estorias de heróis, aventureiros, homens do mar. "Apelidaram-no de Professor porque num livro furtado ele aprendera a fazer mágicas com lenços e niqueis e também porque, contando aquelas histórias que lia e vezes inventava, fazia a grande e misteriosa  mágica de os transportar para mundos diversos" (pag.:24) 

Sem pernas, garoto manco, uma criança com marca de ódio "Ridicularizava tudo, era dos que mais brigavam. Tinha mesmo fama de malvado. Uma vez cortara  de navalha um garçom de restaurante para furtar apenas um frango assado"

Gato, um garoto malandro que consegue realizar suas proezas "Gato era de agilidade incrível (...)"

João Grande, era uma espécie de guarda-costa de Pedro Bala, mesmo sendo grande e forte tinha um coração bondoso. "(...) como ficava também quando via alguém fazendo maldade com os menores." (pag: 23)

Dora, a única menina do grupo, que quando entra em 'cena' modifica a rotina dos Capitães, ela era como uma mãe ou simplesmente irmã, ajudava com as roupas, cabelos, ferimentos da sua mais nova família. "Ela saiu do seu canto, arrancou um pedaço de fralda, começou a ver a ferida do Professor."
Esses são apenas alguns dos personagens ilustres que compõe o grupo de capitães...  

Há também alguns adultos, entre eles o Querido de Deus, que é amigo do grupo, é o que ensina capoeira para eles. Aninha, que é mãe de santo que muitas vezes é como uma médica para eles. O Padre José Pedro, que tem como objetivo mudar a vida dos meninos do velho trapiche. Também o João de Adão que é um líder sindical, que vai ter grande importância na vida de Pedro Bala.

Um livro extremamente delicioso de ler, e ao mesmo tempo realista, que indico muito para quem não tem o hábito da leitura por não se tornar cansativo e fazer com que conheçamos personagens distintos e que chamem atenção para suas características, além de nos apresentar após a leitura, o pensamento de que existem muitos mais João Bala, Sem Pernas ou até mesmo Dora  espalhados por aí esperando do que imaginamos. 
Depois da leitura, vamos entender por que Jorge é Amado, e tão admirado. Um mortal, que virou imortal, que escreveu para alertar, amostrar e deixar interrogações ou atitudes de que o que estamos fazendo para mudar essa realidade de Capitães da Areia, do beco, do mato... Enfim, dos Capitães é, de fato certa. 

é a marca dos garotos que vive sobre a luz da Lua, em um trapiche de frente para o mar....

Assista o trailer do filme: 


Onde comprar: Saraiva, Livraria Cultura, Submarino, Companhia das Letras


Espero que gostem! E se gostar, comentem e compartilhem para os amigos/as.


Beijos da Taaý.

2 comentários:

  1. Esse livro realmente é muito bom...
    Parabéns flor, muito sucesso.
    Seu blog é muito legal,adorei.
    E vim apresentar a você e suas leitoras o meu blog:
    http://www.mafelix.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Marina É ótimo, eu adoro.
      Obrigada, que bom que gostou.

      Volte sempre.

      Excluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar.
♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.
♥ Deixe o link do seu blog ao final do comentário
♥ Curta a Gaveta no facebook.

Volte sempre e obrigada pela visita!