menu

Image Map

Escolha um idioma

19 fevereiro 2013

O Livro de Hoje é: Jogos Vorazes




Título Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins 
ISBN: 978-85-7980-024-5
Editora: Rocco
Páginas: 397
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 



Com o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze (12) a dezoito (18) anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!

"Quando acordo o outro lado da cama está frio. Meus dedos se esticam à procura do calor de Prim, mas só encontram a cobertura áspera do colchão. Ela deve ter tido sonhos runins e pulou para a cama de nossa mãe. É claro que foi isso. Hoje é o dia da colheita" (pág. 09)

O nome dos tributos são determinados através da Colheita, um evento anual que antecede os Jogos. Aos doze anos você é inscrito pela primeira vez, nos anos seguintes é escrito mais seis vezes em troca de tésseras (equivalente a grãos e óleo), com isso, o nome do inscrito aparecerá mais vezes no sorteio. 

Aos 16 anos, Katniss aparecerá 20 vezes no sorteio. Ela mora no Distrito 12, apelidado também de Costura, local do carvão. Katniss Everdeen, é uma caçadora, assim como Gale, seu companheiro de caçada. - Após a morte do seu pai, com a explosão da mina de carvão, a Srª Everdeen entra em uma tristeza profunda “Ela deve ter realmente se apaixonado por ele, já que abandonou sua casa para morar na Costura. Tento me lembrar disso quando tudo o que consigo enxergar é a mulher que fica lá sentada, muda e inalcançável, enquanto suas filhas viram pele e osso. Tento perdoá-la por causa do meu pai. Mas, honestamente, não sou do tipo que perdoa.”, e Catnip (como Gale a chama), se sente responsável de alimentar sua família. 
Entretanto, a caçada em Panem é ilegal, mas a chance de ser descoberta não à preocupa tanto do que a possibilidade de morrer de fome - o que é natural para muitas família que moram em Panem -. Além do  mais, a Katniss vende para os Pacificadores, que normalmente faz vista grossa por adorarem carne fresca.


"Observo Gale pegar sua faca e fatiar o pão. Ele podia ser meu irmão. Cabelos lisos e pretos, pele morena, ambos temos até os mesmos olhos cinzentos. Mas não somos parentes, pelo menos próximos. A maioria das famílias que trabalham nas minas se parecem umas com as outras" (pág. 14)

“...Gale não terá nenhuma dificuldade em encontrar uma esposa. Ele é bem-apessoado, é suficientemente forte para trabalhar nas minas e ainda caça. A forma como as garotas sussurram a seu respeito quando Gale chega na escola já indica que elas estão interessadas nele. Eu fico com ciúmes, mas não pelo motivo que você está imaginando. Bons parceiros de caça são difíceis de encontrar.” [pág. 16]

Contudo, mais renhido do que a fome, são os Jogos. "Effie Trinket cruza novamente o palco, alisa o papelzinho e lê o nome com uma voz alta e clara. E não sou eu. É Primrose Everdeen." (pág. 27) Então para evitar que sua irmã de apenas doze anos seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Onde, sebe que provavelmente essa escolha te leve a morte. Dando continuidade a escolha dos tributos, o garoto escolhido é - Peeta Mellark.- "Por que ele? Eu me pergunto. Então, tento me convencer que isso não tem importância. Peeta Mellark e eu não somos amigos. Nem vizinhos. Nós não conversamos. Nossa única relação real aconteceu anos atrás. Provavelmente ele já esqueceu. Mas eu não, e jamais esquecerei..." (pág. 33)

Aprisionados em uma arena os 24 tributos tem que se enfrentar até a morte. Onde apenas um deve sobreviver. O sobrevivente, terá uma vida cheia de fartura e riquezas. Mas todos os outros estarão frios, duros, a sete palmos do chão. Isso para que todos os distritos saibam da supremacia da Capital.

" - Um rapaz bem apessoado como você deve ter alguma garota especial. Vamos lá Peeta, qual o nome dela? - Peeta suspira.
- Bem, há uma garota. Sou apaixonado por ela desde sempre. Mas tenho certeza de que ela não sabia que eu existia até a colheita.. (...) 
- Então, olha só o que você vai fazer. Você vence e volta pra casa. Ela não vai pode te recusar nessas circunstância, vai? - Diz Caesar, incentivando-o 
- Não sei se vai dar certo. Vencer... não vai ajudar nesse caso.
- E por que não? - Diz Caeser - Peeta enrubece e gagueja.
- Porque... porque... porque ela veio para cá comigo." (pág. 143)

Katniss se surpreende com a declaração de Peeta, e fica extremamente enfurecida, como pode? Alguém que ela tem uma profunda gratidão, se declarar ali naquela situação, alguém que ela tinha certeza que não sabia ou não lembrava da sua existência, alguém que a ajudou a anos atrás, alguém que ela terá que MATAR para sobreviver.

"Que os Jogos Vorazes comecem, e que a sorte esteja sempre em seu favor"

Suzanne Collins nasceu nos Estados Unidos. Ela começou sua carreira escrevendo para programas infantis no canal Nickelodeon. Seus livros repetiram o sucesso dos roteiros. Ela vive com a família em Connecticut.
Para quem não sabe, Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia. Os outros dois são, Em Chamas e Esperança. O livro foi lançado aqui no Brasil pela editora Rocco.

A trilogia, está sendo sendo o meu livro favorito no momento. A escrita, a história, a mistura de ficção científica com reality show, passando por mitologias e filosofia, com bastante ação e aventura, com paixões, e com fidelidade. Assim que li sobre o livro fiquei louca para lê-lo o mais depressa possível. E quando ganhei a trilogia no meu aniversário em 2012, fiquei tão feliz que a mesma felicidade se tornou  muito mais presente quando lia cada palavra, cada frase, cada intenso parágrafo deste livro tão extasiado.
O livro em si, é simplesmente surpreendente. E de certa forma nos faz enxergar o quão perto podemos está da realidade de Panem.

- Onde comprar: Rocco, Saraiva, Submarino.

Veja abaixo book trailer:


Veja abaixo trailer do filme que foi lançando dia 23/03/2012 nos cinemas



Comentem, opinem, compartilhem... enfim, quero muito interagir com vocês! :) 

Espero que gostem!! 
Beijos da Taaý


2 comentários:

  1. eu simplesmente amei Jogos Vorazes
    adorei Em Chamas e estou devorando A Esperança
    que trilogia massa essa
    mto ansiosa pelo proximo filme que lançam esse ano
    gostei do seu blog
    visite o meu tb ^^
    http://entrenossoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também @Vanessa Garcia, é muito bom. Ah, eu também. Será lançado em novembro se não me engano. Beijinho, volte sempre.

      Excluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar.
♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.
♥ Deixe o link do seu blog ao final do comentário
♥ Curta a Gaveta no facebook.

Volte sempre e obrigada pela visita!